Explorando a evolução das cidades e metrópoles do mundo, a terceira edição da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul (SBAU 2021) será liderada por Dominique Perrault . Programado para ser realizado de setembro a novembro de 2021, a bienal intitulado “ CROSSROADS construção da Cidade Resiliente ” está mantendo uma chamada internacional para apresentação de propostas de 29 de maio th até 31 de julho st, 2020.
Lançada oficialmente em fevereiro de 2020, a terceira Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul (SBAU 2021) nomeou Dominique Perrault como diretora geral do evento. Responsável por muitos projetos em Seul, Dominique Perrault, arquiteto e urbanista francês, projetou a Universidade da Mulher Ewha em 2008 e o atual Gangnam International Transit Center. Conhecida mundialmente por sua Bibliothèque Nationale de France (1995), o Velódromo e a Piscina Olímpica de Berlim (1999), a extensão do Tribunal de Justiça Europeu no Luxemburgo (2008), a Torre Fukoku em Osaka, Japão (2010) e a Torre DC em Viena (2014), o arquiteto é atualmente responsável pela Vila Olímpica e Paralímpica, que sediará os Jogos Olímpicos de Paris 2024 .
A Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul ocupa um lugar único na paisagem de exposições internacionais. Ele se dedica ao tema do urbanismo, considerando a cidade de amanhã como uma busca coletiva. É por isso que hoje me parece relevante colocar a terceira edição sob o signo da resiliência. - Dominique Perrault , diretor geral da SBAU 2021.
Fundada originalmente em 2017, a SBAU “ foca nas cidades e reúne seus representantes para discutir os desafios ligados à condição urbana e compartilhar suas possíveis soluções ”. Em uma tentativa de responder à complexidade dos relacionamentos que moldam nossas cidades atualmente e ao momento crucial que a humanidade está enfrentando, a edição de 2021 contará com cidades recorrentes e novas, aumentando o número de cidades convidadas para cem. Além disso, o SBAU 2021 será “ o primeiro evento arquitetônico global produzido inteiramente após uma pandemia que alterou e questionou os fundamentos de nossa civilização tecnológica moderna ”.
Intitulado “ CROSSROADS Building the Resilient City ”, o evento pretende se tornar um local de convergência, reunindo diferentes formas de inteligência para refletir sobre a cidade do futuro como um local mais sustentável, resiliente e confortável para seus habitantes. De fato, a rosa dos ventos foi escolhida como o símbolo oficial da bienal, traduzindo “ a intenção de entender o momento presente e antecipar desenvolvimentos futuros ” e estruturando o evento em cinco números de encruzilhadas. Estas cinco figuras temáticas são o ponto de partida para a principal exposição da SBAU 2021 e a chamada internacional para projetos que identificarão suas contribuições:
A Chamada de Propostas ocorrerá de 29 de maio a 31 de julho de 2020. Espera-se que os projetos selecionados sejam exibidos durante o SBAU2021. As propostas esperadas mostram um projeto e um design de exposição, ou seja, um conteúdo e uma forma, e devem ser imperativamente aplicados a uma cidade específica, em qualquer lugar do mundo. O CFP está totalmente online, no site dedicado ao CFP, em duas etapas: um Registro Online preliminar antes de 30 de junho de 2020 / um Envio Online antes de 31 de julho de 2020.
Leia mais sobre isso aqui .
Convite à apresentação de propostas: Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul 2021
Chamada para submissões
30 de junho de 2020 01:01
31 de julho de 2020 01:01
FONTE: ArchDaily
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br