Em Belval Luxemburgo , ICÔNE, o desenvolvimento de escritórios projetados pela Foster + Partners abriu caminho. Abordando o futuro do espaço de trabalho, o design gera layouts flexíveis e aborda as tendências atuais para ambientes de trabalho seguros.
O projeto foi projetado para ter espaços de trabalho abertos e flexíveis que respondem aos modelos emergentes de trabalho atualmente. O átrio é um espaço verde cheio de luz que é muito o coração social do projeto, fornecendo conectividade visual e uma atmosfera dinâmica para trabalho e lazer. A biofilia, o paisagismo verde, a ventilação natural e a conectividade visual promovem a colaboração e o bem-estar saudável. - Darron Haylock, Parceiro, Foster + Partners
Localizado em uma área industrial, o prédio comercial de 18.800 metros quadrados, ICÔNE, reinterpreta o patrimônio local e regenera os arredores. De fato, o projeto é “ parte integrante do plano diretor maior para a área […] o esquema se relaciona com os edifícios vizinhos e aborda as diferentes características dos principais eixos para o leste e oeste ”.
Desenhado por Foster + Partners , em colaboração com a prática local Beiler François Fritsch , o ICÔNE defende a co-criação e colaboração. Cheio de luz e vegetação, o prédio de escritórios é composto por duas alas ao redor de um átrio central. A estrutura é envolvida por uma fachada e telhado ortogonais, unificando a aparência industrial e enfatizando a grade estrutural. Os espaços interiores fluidos contrastam com a aparência exterior rígida e formal.
Com uma circulação aberta no átrio, os espaços internos se tornam mais vibrantes e animados. Os terraços comuns geram reuniões informais e dividem espaços em níveis mais altos com vista para o volume central. Uma série de terraços escalonados resolve as mudanças de nível entre a rua e a praça.
Articuladas em torno da rua urbana e da praça cívica, as entradas da estrutura estão diretamente ligadas ao contexto. Na verdade, ao longo da Porte de France, o prédio contém lojas, enquanto a fachada da Place de l'Académie é complementada por cafés e restaurantes no térreo.
Com o objetivo de obter uma classificação BREEAM Excellent e uma certificação WELL Building Standard®, o edifício introduz medidas de sustentabilidade ativas e passivas. “ A fachada é estrutural e ecologicamente correta, fornecendo uma solução integrada que permite espaços de escritório internos sem colunas, além de sombreamento solar e maximização da luz do dia interna ”. Algumas das estratégias implementadas são:
FONTE: Foster + Partners
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br