Qualia oferece uma experiência gastronômica divertida, na qual os hóspedes se sentem parte de toda a prática de cozinhar. Uma variedade coerente de espaços, seguindo a forma linear do restaurante, é acentuada pela inserção cuidadosa de detalhes delicados do material.
Ao enquadrar e destacar as diferentes áreas de casa, a criação de pratos é transformada em um evento teatral. A Serie foi convidada a projetar o principal restaurante de 100 lugares no final de 2017. O resumo pedia boa acústica e iluminação para apoiar a experiência gastronômica e a separação de bares e restaurantes para gerenciar os níveis de ruído.
O volume longo e linear é interrompido por três grandes colunas no centro do espaço. A fachada de vidro de trinta metros de comprimento dá vista para a rua e os jardins além. O projeto procura colocar o assento do hóspede o mais próximo possível das janelas e tirar proveito da sequência de quatro baias, conforme definido pelas colunas estruturais.
Qualia é concebida como um palco para a arte de cozinhar. O restaurante foi projetado para aumentar as qualidades sensuais da experiência gastronômica, desde os gostos e aromas da comida até a coreografia da culinária, enquanto os chefs criam cada prato.
A cozinha é aberta para a área de estar principal, permitindo que os clientes testemunhem todas as etapas da preparação dos alimentos. Cada seção da cozinha é emoldurada, como um proscênio em um teatro, chamando a atenção através de uma série de camadas preparatórias. Existem três seções: a principal área de cozimento, composta pelo forno da lareira e de pizza; a área de sobremesas e bolos; e o bar. A cozinha está configurada como um arranjo linear de quatro zonas de atividade distintas. A primeira baía encena o bar, a padaria, a segunda, as estações de cozinha ao vivo na terceira e a mesa de um sommelier na quarta baía.
O proscênio é feito de prateleiras com os ingredientes que compõem cada prato. Diante das cozinhas, há uma mesa e balcão contínuos e longos, permitindo que os clientes interajam com os chefs e sua preparação.
Traçar o balcão move uma cortina de bronze semitransparente, revelando e ocultando o teatro da cozinha. As varreduras da cortina definem cada compartimento, unificando-os visualmente como um continuum singular. Estendendo 16 pés de altura do teto de madeira ao chão, a cortina é aberta sobre o bar, cozinha aberta e estação de sommelier, criando espaços distintos semelhantes ao proscênio.
FONTE: Serie Architects
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br