2 min de leitura
24 Nov
24Nov

Existem alguns edifícios que são atemporais e alguns que continuam a viver através do tempo por meio de múltiplos usos e vidas posteriores. 

Ao projetar o interior e o espaço dos escritórios corporativos da Alembic Real Estate, em Vadodara, The Crossboundaries aproveitou a oportunidade para dar uma segunda vida aos interiores de um grande edifício industrial de 55 anos. O local para o escritório Alembic Real Estate está situado no vasto campus de 200 acres do Alembic Group, que está sendo reconstruído e atualizado como um empreendimento de uso misto que pode ser percorrido a pé e sustentável chamado Alembic City.

Aqui, uma destilaria extinta é agora revivida como uma galeria de arte impressionante, e quadrantes desertos ganham vida para as noites de música e vida pública. 

Uma série de outras intervenções para trazer à luz espaços de eventos de arte e música de bom gosto, uma pista de skate e experiências F&B em vários espaços industriais e de fábrica do campus são paralelamente planejadas e avançando no Art District. Imensas instalações de caldeiras, galpões, depósitos, usinas de destilação que antes processavam produtos farmacêuticos e materiais químicos, agora se tornam espaços potenciais para realizar uma alquimia de intervenções públicas. Com este histórico e uma história gloriosa como uma indústria líder e empresa de multigeração, os clientes, Alembic Group, buscaram uma abordagem sensível junto com uma perspectiva progressiva para a sede do escritório imobiliário. 

Ao lidar com o contexto delicado e o rico legado do local definido no campus industrial centenário, simultaneamente submetido a um programa de reutilização adaptativa, os designers da The Crossboundaries tomaram medidas equilibradas. 

Entre manter intacta a integridade de um espaço histórico e buscar a excelência impecável no design do espaço de trabalho; e desde trabalhar com uma tela nua e em branco de proporções industriais para garantir danos mínimos à sua pele, o projeto precisava preencher muitas lacunas e cruzar muitos limites. Essencialmente um espaço amplo e volumoso, com tetos de 3,6 metros de altura e uma grade de colunas maciças de concreto com tampas cônicas, o local se oferece junto com seu caráter histórico.