3 min de leitura
10 Sep
10Sep

Tendências profundas estavam influenciando a evolução do trabalho antes de 2020. Os CEOs estavam lutando com o crescimento da automação e da Inteligência Artificial, a crescente concentração geográfica de empregos e uma redução da força de trabalho. Então, a Covid-19 chegou inaugurando uma grande transformação em todo o conceito de “o escritório”, forçando-nos a reavaliar onde e como trabalhamos. Algumas dessas tendências serão aceleradas pela pandemia, no entanto, a necessidade das empresas desenvolverem estratégias de local de trabalho flexíveis e centradas no funcionário está dominando a conversa agora. 

O setor de coworking com os benefícios de trabalhar remotamente, oferecendo às pessoas um espaço fora de casa e do escritório. Essa foi uma distinção com a qual muitas organizações inicialmente lutaram, no entanto, a pandemia esclareceu a diferença para todos nós. Sabemos que trabalhar remotamente é viável, mas nem sempre desejável.

Trabalhar e viver sob o mesmo teto tem desafios; mandar todos para casa para trabalhar só é viável por um certo tempo. Temos uma crise de saúde mental em nossas mãos e casa nem sempre é o local de trabalho ideal. Para alguns, está repleto de crianças, animais de estimação e muitas distrações. Para outros, é um lugar isolado e solitário para passar o dia. Os trabalhadores precisam, anseiam e merecem a comunidade, mas nem todos estão prontos para adotar o transporte público ou retornar aos seus escritórios.  

Organizações em todos os lugares estão lutando para acomodar suas equipes com segurança e, ao mesmo tempo, abordar considerações individuais sobre saúde, família e transporte. Recentemente, durante uma conversa com o CEO de uma empresa nacional com mais de 1000 funcionários, perguntamos qual é a preocupação número um para sua organização no momento. Ela respondeu imediatamente com a segurança da minha força de trabalho, rapidamente acompanhando a necessidade de demonstrar liderança enquanto continuava a se adaptar ao mundo pós COVID.

Este CEO em particular não está sozinho. A maioria dos executivos seniores entende que precisamos mudar a forma como nos envolvemos com nossos funcionários e onde pedimos que trabalhem. Seu desejo de demonstrar liderança é tão importante. Durante este período de incerteza sem precedentes, os trabalhadores precisam da garantia de saber que seu empregador tem uma estratégia e um plano bem pensados; aquele que é projetado para acomodar e manter todos seguros.

O desejo de continuar a se adaptar também é um tema consistente. A forma de atrair e reter talentos e otimizar a produtividade agora é controlada pelos desejos dos funcionários. A recente pesquisa do Conference Board com CEOs confirma que “a capacidade de atrair e reter colaboradores de qualidade” é sua preocupação número um. 

Por outro lado, um estudo de 2019 da Harvard Business Review descobriu que a terceira consideração mais importante para a geração do milênio se candidatando a um emprego são as “opções de trabalho remoto”. Está ficando claro que as empresas devem ter planos e soluções que sejam fluidos e capazes de acomodar as necessidades em constante mudança dos melhores talentos.

O escritório não está morto, o trajeto está. Os trabalhadores não querem necessariamente trabalhar em casa, mas querem trabalhar perto de casa. Com o ataque de "Work from Home", muitas empresas estão achando difícil ter equipes de projeto colaborativas remotas 100% do tempo. E embora todos tenham notado um aumento na produtividade no início da pandemia, as pessoas estão começando a se desgastar à medida que a linha entre trabalho e casa se desfaz. 

“Nosso objetivo é garantir aos colaboradores a oportunidade de trabalhar em locais múltiplos e convenientes que façam da saúde e da segurança uma prioridade.” diz Liz Elam, Partner DecoGroup.

As grandes corporações como a Microsoft, Johnson & Johnson, Royal Bank of Canada e Slack se adaptaram em suas operações para incluir coworking, concedendo aos colaboradores a opção de trabalhar em casa por algum tempo ou trabalhar a partir de um escritório compartilhado que esteja perto de sua residência.

FONTE: Office Connection

 Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br e inscreva-se em nossa newsletter semanal.