6 min de leitura
02 Oct
02Oct

O Design Assist não deve começar como um exercício de contabilidade e engenharia de valor. Não deve começar com custos e prazos. Claro, esses detalhes são essenciais para o sucesso do projeto, mas eles vêm depois. Em primeiro lugar, o Design Assist é uma conversa sobre inspiração, visão e intenção do design. Equilibrar a criatividade e a construção é o desafio final para qualquer proprietário, arquiteto ou empreiteiro geral e a colaboração inicial pode ajudar essas partes interessadas a alcançar esse equilíbrio delicado. A fase Design Assist de um projeto pode ser extremamente útil e produtiva - e quando bem feita por profissionais experientes - pode frequentemente significar a diferença entre confusão e clareza, cara e econômica, medíocre e excepcional.

Cada projeto começa com um design e termina com um edifício atraente e funcional. O que acontece entre esses dois pontos finais é onde fica interessante - e desafiador. O processo de construção é complicado. Significa atender e superar as expectativas em design, acessibilidade e construção. Significa superar obstáculos e facilitar transições suaves do design à engenharia e à construção. E para projetos complexos com recursos e elementos mais incomuns, os fatores de risco aumentam exponencialmente.

É por isso que qualquer projeto com grandes aspirações de design deve começar com uma discussão em torno do design. O que o arquiteto tem em mente? Qual é a inspiração? Qual é o efeito desejado de certos elementos de design? Comunicação, conscientização e responsabilidade são fatores cruciais de sucesso para qualquer equipe. Grandes equipes conversam e desenvolvem harmonia. Eles se unem em torno de objetivos e entendimentos comuns. Eles buscam a excelência em todos os aspectos de um projeto.

Essas qualidades de equipe também descrevem os benefícios do Design Assist , o método de planejamento e o processo estruturado para facilitar esse tipo de colaboração e cooperação entre equipes de construção interdisciplinares. Há uma preocupação real entre arquitetos, proprietários e empreiteiros de que o Design Assist retarde as coisas, acrescente custos e atraia complexidade adicional. Mas o fato é que, especialmente quando se trata de metais arquitetônicos e fabricações, muitas vezes existem lacunas de conhecimento entre projeto e engenharia, materiais e aplicações, pontos de fixação e instalações.

O Design Assist pode adicionar uma camada de conhecimento que preenche essas lacunas cruciais e reúne as disciplinas de arquitetura, engenharia, fabricação de metal e construção. Expande o pensamento para resolver desafios de design com sofisticação, elegância e praticidade. O Design Assist considera todo o projeto e faz recomendações criteriosas e bem informadas que podem economizar meses em cronogramas de construção e milhões em custos de construção.

Em projetos de construção tradicionais, as equipes de design, engenharia e construção geralmente trabalham independentemente em suas respectivas peças. Documentos de construção são criados; os subcontratados enviam suas propostas e o processo de coordenação, desenhos de fábrica e adjudicação de propostas é iniciado.

Quando surgem discrepâncias inevitáveis, a equipe de projeto deve responder a solicitações de informações e modificar documentos de construção, causando atrasos, alterações de pedidos e custos adicionais. Os dedos da culpa tendem a apontar em todas as direções. O Design Assist evita essa dinâmica. Os melhores profissionais de Design Assist, especialmente em metais arquitetônicos e de fabricação, contam com equipes multidisciplinares de arquitetos, engenheiros, metalúrgicos e fabricantes. Esses especialistas auxiliam os arquitetos e engenheiros de registro com informações conforme os projetos tomam forma. O resultado final é uma equipe de construção bem informada e melhor preparada para lidar com qualquer obstáculo ou contingência que surgir.

Os benefícios do Design Assist são numerosos:

  • Os desacordos são reduzidos e resolvidos mais rapidamente. Relacionamentos mais fortes entre os subcontratados são estabelecidos quando as metas e prioridades do projeto são discutidas no início.
  • O preço é mais preciso. Os preços dos materiais e da mão de obra podem ser bloqueados quando os subcontratados são envolvidos anteriormente.
  • A construção avança mais rápido. A colaboração inicial acelera as equipes de construção para que possam planejar e executar com mais rapidez.
  • A eficiência de construção é aprimorada. Métodos e materiais de construção são definidos de forma mais clara no início.
  • Quando todas as partes entendem e apreciam a filosofia de design, o valor mais alto pode ser obtido. Cada parte está alinhada com um único objetivo de ter um projeto de sucesso para todos os envolvidos e alcançar algo incrível. 
  • Quando a assistência ao design é um sucesso, há um alinhamento de metas e objetivos. O fabricante e o empreiteiro entendem a promessa que o projeto tem para o proprietário e todas as entidades identificam as restrições, negociam o risco e iniciam o projeto em um caminho para o sucesso.

O que procurar em um parceiro do Design Assist

O fator mais importante para o sucesso do projeto de construção é a seleção e execução do subcontratado. Aqui está o que procurar em um subcontratado do Design Assist:

  • Reputação e resultados. Procure depoimentos de clientes proeminentes e um histórico de projetos bem-sucedidos do Design Assist, incluindo exemplos concretos de economia e eficiências de construção recomendadas.
  • Expertise multidisciplinar. Certifique-se de que seu parceiro do Design Assist tenha a profundidade e a amplitude de experiência da equipe em design, engenharia, materiais e fabricação.
  • Método de colaboração das partes interessadas. Seu parceiro do Design Assist deve ter uma metodologia e cadência definidas para descoberta, diligência, comunicação e coordenação.

O Design Assist pode ter um impacto significativo e positivo no design, custo, qualidade e capacidade de construção. E isso pode ser especialmente importante em projetos de alto risco, onde materiais sofisticados, fabricação especializada e instalações complexas estão em jogo.

Mas o risco e a incerteza podem ser reduzidos nessas situações de alto risco - e garantir o sucesso do projeto - reunindo a equipe certa de subcontratados desde o início, aproveitando sua experiência e usando suas melhores ideias para construir de uma forma mais inteligente, rápida e lucrativa.


Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação