2 min de leitura
26 Aug
26Aug

A Rebel Architette criou uma nova ferramenta que visa desintoxicar a arquitetura das desigualdades, um mapa mundial público interativo que mostra 732 mulheres arquitetas de destaque em todo o mundo.

Lançado em 2018, após a edição do e-livro Architette = Women Architects , ativistas da RebelArchitette dobram sua seleção de estúdios de destaque femininos, em uma plataforma aberta e colaborativa, constantemente atualizada.

O WAW Map “oferece uma resposta para a necessidade urgente de diversidade no campo da arquitetura, uma nova ferramenta que expande o projeto do livro lançado em 2018 ”. Indo além da campanha # timefor50 #timeforequality, defendendo a participação igual de homens e mulheres na face pública da arquitetura, a nova plataforma incentiva a colaboração versus a concorrência e a riqueza em diversidade. 

O projeto independente, autofinanciado, desenvolvido pelo jovem coletivo RebelArchitette , hoje se beneficia da contribuição de mais de 40 consultores internacionais pertencentes ao mundo da profissão, universidades, pesquisa e curadoria. Criado em Bergamo, Itália , esse novo banco de dados de profissionais contemporâneos e excepcionais em todo o mundo tem como objetivo "incentivar organizações, universidades, instituições e mídia a combater o cenário predominante da arquitetura tóxica e de gênero único, com um panorama mais rico e inclusivo". Além disso, a iniciativa destaca práticas emergentes das áreas menos expostas do mundo. Um ato deliberado e plural para uma sociedade inclusiva de designers, o novo diretório depende de todos para fazer o projeto crescer.  

Queremos facilitar uma nova narrativa de arquitetura. Durante nossos dois anos de experiência em pesquisa, fomos expostos a arquitetos incríveis, que estão entregando mensagens poderosas e urgentes na indústria de construção e design: novas abordagens, prioridades, oportunidades, idiomas, materiais em uma profissão tão crítica e em mudança. […] Na Itália , os dados sobre igualdade são desencorajadores. Aqui, um campo de arquitetura superlotado torna obrigatória uma atitude dura e competitiva. Os clubes de meninos ainda estão vencendo o jogo na face pública da arquitetura. - Arquiteta e curadora Francesca Perani.

Os sete primeiros perfis completos apresentam mulheres arquitetas de destaque, que apoiam abertamente o trabalho da equipe desde o início, como Louise Braverman , Gisue Hariri e Mojan Hariri ( Hariri & Hariri Architecture ), Anna Heringer, Caroline James, Caroline James, Doriana Mandrelli Fuksas ( Studio Fuksas) ) e Toshiko Mori .  

Precisamos dar um futuro melhor às gerações mais jovens de estudantes e desencorajar a literatura e as conferências dominadas por homens, resultando em uma referência de modelo de gênero único. Estamos nos esforçando para ter um impacto social e cultural por meio de uma abordagem poderosa e colaborativa, que já estamos experimentando com associações internacionais incríveis. - Elena Fabrizi Co-curadora do projeto. 

FONTE: Rebel Architette

e-livro: https://issuu.com/rebelarchitette/docs/architette_womenarchitects_herewear?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com 

Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br