2 min de leitura
05 Jul
05Jul

O arquiteto francês Greg Bousquet está à frente do ARCHITECTS OFFICE, agência de arquitetura com sede em São Paulo, na Vila Madalena e em Lisboa, na LX Factory, com dezenas de projetos em andamento. Depois de 21 anos como sócio-fundador do Triptyque, Bousquet conta com um time composto por 116 profissionais divididos entre as duas sedes. Reunindo perfis criativos e técnicos, o grupo busca criar soluções para empreendimentos de usos diversos desde a concepção até a execução, posicionando-se como parceiro estratégico no desenvolvimento de produtos imobiliários. “Criação e busca por resultado precisam andar juntas”, afirma Bousquet. “Só assim é possível viabilizar empreendimentos que sejam tão eficientes como negócio quanto positivos para o futuro das cidades”, completa.

Para isso, a equipe é formada por profissionais de diversas nacionalidades, entre as quais argentina, chilena, portuguesa, ucraniana e alemã, além de francesa e brasileira. Apresentam perfis multidisciplinares com vasta experiência em suas áreas de atuação, além de passagens por escritórios internacionais, detalhados a seguir: 

Greg Bousquet: sócio-fundador do Architects Office, lidera a equipe AO Global e dirige a sede AO de São Paulo, localizada na CASA AO, na Vila Madalena. É formado pela École de Paris em arquitetura e urbanismo, com mestrado em "Teoria e Projeto de Arquitetura" pela École nationale supérieure d'architecture de Paris-La Villette, e outro em "Filosofia e Arte Contemporânea" pela Sorbonne. Foi sócio-fundador do Triptyque Architecture, onde permaneceu de 2000 a 2021. 

João Vieira: sócio-fundador do Architects Office, é diretor geral de arquitetura do AO global e lidera a sede AO de Lisboa, localizada na LX Factory, antigo bairro industrial convertido em vanguarda criativa. É formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto e professor na Escola de Arquitetura e Design de Oslo, na Noruega. Atuou no BIG ARCHITECTS (Copenhague, na Dinamarca), OMA (Roterdã, na Holanda), MVRDV (Roterdã, na Holanda) e REX ARCHITECTS (Nova York, nos EUA), entre outros. 

Sávio Jobim: Líder da equipe de conceito do AO-SP. É graduado e mestre em Arquitetura pela FAU-USP, professor especialista na Unicamp e ministrou aulas magnas na USP e na FAAP. Atuou no BIG ARCHITECTS (Copenhague, na Dinamarca), OMA (Roterdã, na Holanda) e Isay Weinfeld Architecture (São Paulo, Brasil), entre outros. 

Luiz Trindade: Diretor geral de interior design do AO-SP. Atuou no Triptyque Architecture, Anastassiadis Arquitetos, Orbital Wood Structure, Mauro Munhoz Arquitetura E Battaglia Corazza Arquitetura, sediados em São Paulo, Brasil. 

Renata Cupini: Diretora técnica de desenvolvimento do AO-SP. Graduada e mestre pelo Mackenzie, ministrou aulas magnas na FAU-USP e Escola da Cidade. Atuou na Idea!Zarvos, Triptyque, Laranja Lima, Studio+Brazil, Nitsche Arquitetos e Pedro Mendes da Rocha, sediados em São Paulo, Brasil. 

A ampla experiência dos profissionais do Architects Office é um dos principais diferenciais do escritório. Juntos, eles já conceberam mais de 1,75 milhão de metros quadrados de projetos em andamento atualmente e outros 520.000 metros quadrados já concluídos – obras entregues, incluindo projetos no Peru, Chile, Portugal e em 11 estados brasileiros. São 33 projetos de arquitetura e 28 de design de interiores. 

Entre os projetos realizados, um dos destaques é o Teatro Vivo, no Morumbi, construído em 2020 e finalista do Dezeen Awards, prêmio concedido por um dos maiores portais de arquitetura e design do mundo. O local busca romper com paradigmas na elaboração de espaços culturais, deixando em evidência estruturas preexistentes e fazendo uso de uma malha ortogonal luminosa instalada no forro e que se projeta no piso.

Já o COHAUT 002, previsto para 2023, é um residencial de uso misto com a HAUT Incorporadora perto da Praia de Boa Viagem, no Recife (PE). O edifício foi concebido de maneira escalonada, reproduzindo a forma de uma rocha irregular permeada pela vegetação. As plantas oferecem studios e unidades de até três suítes, com áreas comuns distribuídas entre os pavimentos. 

 Proposta semelhante segue o AGE 360, em obras, e que alcançará 124 metros para oferecer vista 360 graus de Curitiba, a partir de um design vertical com recortes surpreendentes. Realizado em parceria com a incorporadora AG7, oferece interiores livres de estruturas, permitindo até 8 tipologias. É o primeiro da América Latina com certificação Fitwell e recebeu menção honrosa do Architecture Master Prize, além do selo CBC, certificação sustentável para residenciais concedida pelo Green Building Council 

“Trata-se de uma evolução necessária e que evidencia que aquele primeiro ateliê onde começamos tornou-se uma grande empresa com processos bem definidos e metas a cumprir. E isso de maneira nenhuma nos faz menos criativos, apenas mais eficientes”, afirma Bousquet.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.