1 min de leitura
01 Dec
01Dec

O arranha-céu Lakhta Center, em São Petersburgo, Rússia, foi reconhecido com o Emporis Skyscraper Award. Com 462 metros de altura e projetado pela GORPROJECT e RMJM, este é o décimo quarto edifício mais alto do mundo. Construído em uma latitude de baixas temperaturas, o edifício conta com um sistema de fachada dupla que garante o conforto ambiental em seu interior. O projeto foi selecionado por um júri internacional entre mais de 700 arranha-céus concluídos em 2019 com altura mínima de 100 metros.

O Lakhta Center não é apenas o edifício mais alto da Rússia, mas também o mais alto da Europa. Os jurados observaram especialmente a forma do arranha-céu; a estrutura externa do edifício consiste em cinco alas que rotacionam cerca de 90 graus, buscando dar ao edifício a forma de uma labareda que remete à imagem do logotipo da companhia de gás natural Gazprom.

O prêmio Emporis Skyscraper é concedido desde 2000. O júri é formado por especialistas em arquitetura de todo o mundo, que avaliam os edifícios indicados de acordo com critérios estéticos e funcionais. Os vencedores anteriores incluem o MGM Cotai (2018) em Macau, a Lotte World Tower (2017) em Seul, e o VIA 57 West (2016) em Nova Iorque.