2 min de leitura
02 Oct
02Oct

O Depot Boijmans Van Beuningen é o primeiro depósito de arte do mundo que oferece um novo tipo de experiência para os visitantes e tem uma dinâmica diferente da do museu: não há exposições, mas você pode navegar entre 151.000 obras, sozinho ou com um guia, e vislumbrar os bastidores de - entre outras coisas - conservação e restauração.

Localizado no Museumpark de Rotterdam, o edifício de 39,5 metros de altura "redondo", a forma semelhante a uma tigela, garante que, no nível do solo, as vistas existentes e as rotas através do Museumpark permaneçam desimpedidas e reduz o impacto nos buffers de água subterrânea, enquanto um amplo espaço público na cobertura com um restaurante fornece acesso a vistas inspiradoras de Rotterdam. 

Composta de 6.609 metros quadrados de vidro subdivididos em 1.664 painéis espelhados, sua fachada reflexiva usa as armadilhas de tudo o que a rodeia: pessoas que passam, jardins frondosos do Museumpark, as nuvens e Rotterdam ao horizonte dinâmico da cidade. Graças a esta reflexão, o edifício já se encontra totalmente integrado no seu entorno, apesar da sua dimensão não desprezível de 15.000 m2. Anima o entorno ao estabelecer relações fortes com o parque e os edifícios vizinhos. 

No depósito, os artefatos serão armazenados e exibidos de acordo com seus requisitos climáticos, em oposição ao movimento ou época. Cada espaço de armazenamento é climatizado e organizado em cinco zonas climáticas diferentes, organizadas de acordo com obras de arte produzidas com diferentes materiais: metal, plástico, orgânico / inorgânico e fotografia. 

O destaque do prédio é o átrio com escadarias entrecruzadas e vitrines de vidro suspensas que mostram exposições de obras selecionadas pelos curadores do museu. Este átrio levará os visitantes a salas de exposição e estúdios de curadores, oferecendo-lhes uma experiência única nos bastidores e a chance de aprender como um museu de renome mundial mantém e cuida de sua coleção de arte. 

A arte é exibida em todo o edifício, começando no saguão do térreo e continuando ao longo de todo o percurso pelo prédio, estendendo-se até o restaurante na cobertura. Fora deste restaurante, uma floresta no telhado a uma altura de 35 metros fornecerá outra atração pública, acessível através de um elevador expresso no andar térreo, e povoada por 75 bétulas multicamadas com vários metros de altura. 

Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação