2 min de leitura
05 May
05May

O Museu do Futuro em Dubai foi projetado pelo estúdio de arquitetura Killa Design e projetado por Buro Happold.

Criado para a Fundação do Futuro de Dubai, o Museu do Futuro conterá exposições de design inovador e foi projetado para ter uma forma dinâmica que representa a visão do futuro do governo de Dubai. 

Localizado ao lado da linha de trem elevada de Dubai, a uma curta distância do Burj Khalifa, o edifício forma um anel em torno de um vazio que foi projetado para representar um conhecimento desconhecido e está quase concluído.

“O Museu do Futuro pretende ser um catalisador de conceitos e ideias pioneiras, inspirando quem vê e visita o edifício a inovar, criar e descobrir”, disse Tobias Bauly, diretor de projetos da Buro Happold .

O conceito central do edifício era criar uma forma que representasse a visão de futuro do cliente - dinâmica e inovadora. O edifício captura a energia perpétua da cidade.

O exterior do edifício é coberto por janelas que formam um poema do governante de Dubai, o xeque Mohammed, sobre sua visão para o futuro da cidade, escrita em caligrafia árabe.

Para criar a forma desejada e o revestimento exclusivo, enquanto buscam uma classificação de sustentabilidade LEED Platinum, Killa Design e Buro Happold desenvolveram novas ferramentas de modelagem paramétrica.

Isso incluiu um "algoritmo de crescimento" que foi usado para "aumentar digitalmente" a estrutura interna de aço do edifício. "Ferramentas de design paramétrico foram desenvolvidas para o projeto para resolver desafios específicos de design e capacidade de construção", disse Bauly. 

"A otimização digital resultante possibilitou fundamentalmente soluções de design viáveis e eficientes para os aspectos primários do projeto, como a diagramação estrutural, a fachada e seu envidraçamento", continuou ele. "A visão original da forma, junto com sua complexidade inerente, nunca foi compreendida para permitir que algo 'semelhante' ou 'mais fácil' fosse construído em seu lugar", acrescentou. "Essa teria sido a saída mais fácil!" As janelas são em forma de caligrafia 

Criado com o objetivo de tornar um dos "edifícios mais avançados do mundo", o estúdio diz que o museu exemplifica uma nova abordagem de design digital. "No início, o projeto aspirava a conduzir nossa indústria a uma nova abordagem digital para design e construção, e o projeto atendeu a essa aspiração", disse Bauly. 

"Nossos arquitetos e engenheiros de projeto passaram por uma transformação digital própria, juntamente com este edifício. E, no entanto, no centro de tudo está uma lição sobre a necessidade contínua de equipes de pessoas trabalharem em colaboração para criar, inovar e olhar para nosso futuro. 

O prédio tem como objetivo incentivar o design digital Este ano, Dubai sediará a Expo Dubai


Créditos do projeto: Cliente: Dubai Future Foundation

Fotografia: Phil Handforth.
Desenvolvedor: North25
Arquiteto: Killa Design
Consultor líder: Buro Happold:
Engenharia estrutural, engenharia de fachada, sustentabilidade, engenharia de serviços de construção: Buro Happold
Bridges, transporte, infraestrutura, engenharia geotécnica, acesso, modelagem de fluxo de pessoas, segurança contra incêndio e vida, iluminação especializada, acústica, resíduos e logística: Buro Happold
Gerente de projeto e representante de empregadores: Matthews Southwest
Consultor de custos: AECOM
AoR / EoR: Rice Perry Ellis Cracknell (paisagem),
AV / ICT: Mediatech
VT: RBA
Civils: CDM Smith
Programação: Matrix