1 min de leitura
17 Oct
17Oct

O trabalho mais recente de Oscar Niemeyer gerou uma extensão esférica para a cantina da fábrica Kirow, Alemanha. O arquiteto foi abordado pela primeira vez pelo proprietário da fábrica em 2011 e, após a morte de Niemeyer em 2012, seus esboços foram desenvolvidos pelo assistente Jair Valera e executados por Harald Kern Architects. 

O concreto branco e esfera envidraçada, medindo 12 metros de diâmetro, compreende um hemisfério superior e inferior que abriga um restaurante e bar. Localizada no complexo industrial Techne Sphere no distrito de Plagwitz, em Leipzig, Alemanha, a extensão está posicionada no canto superior de uma fábrica do século 19 usada pela Kirow, uma empresa de bondes e fabricante de guindastes. Com a tecnologia em destaque, a adição curva destaca a abertura de Niemeyer a novos desenvolvimentos e inovação para realizar suas visões, de acordo com o proprietário da fábrica Ludwig Koehne. 

Niemeyer gostou da ideia de criar um edifício que beneficiaria os trabalhadores e do elemento surpresa que vem ao ver uma estrutura tão futurística no coração do espaço industrial. - Ludwig Koehne, proprietário da planta.

Criadas usando cinquenta moldes de madeira feitos à mão, as duas conchas de concreto assumem uma tecnologia de janela dinâmica da Eyrise. Na verdade, a fachada de vidro com padrão de treliça inclui " 144 módulos de vidro triangulares fabricados individualmente de vários tamanhos que escurecem e iluminam instantaneamente, graças à tecnologia avançada de vidro de cristal líquido controlada por um aplicativo personalizado ". Sempre em uma cor cinza neutro transparente em todo o espectro de tingimento quando visto de dentro, o vidro permite a preservação da luz natural enquanto mantém a vista para o exterior. 

Uma fusão de arte com tecnologia, a esfera estabelece novos padrões em arquitetura para nosso mundo cada vez mais digital. Este espaço tem tudo a ver com bem-estar, sustentabilidade e controle da pegada energética do edifício. - Kai Beckmann, membro do Conselho da Merck e CEO da Merck Performance Materials. 


Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação