2 min de leitura
13 Jul
13Jul

A pandemia inaugurou uma nova era de sustentabilidade e conscientização sobre o meio ambiente. E um escritório de arquitetura 3deluxe decidiu construir um projeto de acordo com esses novos valores em Manhattan, uma cidade que está superlotada e precisa desesperadamente de mais espaço. 

A 3deluxe foi contratada pela organização #WeThePlanet (WTP) com sede em Nova York para construir um campus sustentável que esteja alinhado com a natureza e seja amigo das pessoas. A 3deluxe, portanto, concebeu este impressionante campus móvel flutuante que é 100% autossuficiente, gerando para si toda a energia e água de que precisa.

Depois do choque da pandemia e da polarização social dos últimos anos, há um anseio por mudanças positivas. É hora de a arquitetura e o urbanismo adotar uma abordagem mais ambiciosa para humanizar nosso ambiente de vida ”, disse Dieter Brell, Diretor de Criação da 3deluxe

O campus será uma plataforma comunicativa que protege "toda a vida na terra e no mar enquanto avança a fronteira do design", de acordo com a 3deluxe. 

#WeThePlanet acredita que os edifícios devem retribuir tanto quanto recebem. Portanto, o campus flutuante usará as tecnologias mais recentes para purificação do ar, juntamente com parques eólicos de algas, energia fotovoltaica, usinas marítimas e biorreatores para garantir que a estrutura gere o mínimo de emissões possível, sendo 100 por cento autossustentável. Isso significa que produz toda a energia e água potável de que necessita, nada tirando do planeta que não dê em troca.

A plataforma também é protegida do aumento do nível do mar, então isso é uma coisa a menos com que se preocupar. Se, no futuro, os cidadãos de Manhattan decidirem que querem ainda mais espaço, a estrutura também pode ser ampliada. Esta é uma ótima notícia para a cidade já superlotada.

A 3deluxe chama a nova estrutura de plataforma com atitude que se posiciona em "questões sociais relevantes, como proteção climática, conservação da natureza, responsabilidade conjunta, abertura e transparência". Chamamos isso de uma maravilha da arquitetura inspiradora!