8 min de leitura
09 Mar
09Mar

Aqui está um resumo prático de como projetar museus e quais recursos eles devem incluir para comunicar sua mensagem de forma eficaz.

Emma Walshaw é a fundadora da First In Architecture and Detail Library e escreveu vários livros com o objetivo de facilitar uma melhor compreensão da construção e do detalhamento. 

First In Architecture  é um site que fornece recursos e guias para arquitetos e estudantes. Um museu é um edifício que abriga coleções de arte, história ou outros objetos. Os museus são frequentemente projetados para serem espaços bonitos e convidativos para os visitantes. Eles também podem servir como instalações educacionais onde as pessoas podem aprender sobre o mundo ao seu redor. Este guia fornecerá informações sobre como projetar museus e quais recursos eles devem incluir para comunicar sua mensagem de maneira eficaz.

Planejamento do Museu

Os museus podem variar consideravelmente em tamanho, tipo e finalidade; é, portanto, importante restringir as características particulares e o contexto do projeto à medida que os conceitos são desenvolvidos. Alguns museus empregam uma grande quantidade de funcionários – especialistas qualificados que cuidam, gerenciam e conservam as coleções. Outros museus, no entanto, podem exigir muito poucos funcionários para supervisionar as exposições.

Embora não exista uma fórmula padrão para o planejamento do espaço e das áreas de um museu, devido às suas variações, muitos dos requisitos virão do briefing do cliente, tipo de coleção, finalidade e assim por diante. É importante entender a missão do museu e criar um layout interessante para as coleções. A chave para isso é a circulação pelos espaços e como os visitantes interagem com as exposições.

Receber visitantes nos primeiros metros de um museu deve ser uma de suas maiores prioridades. Muitas vezes é útil ter algum tipo de sinalização direcional que leve as pessoas a diferentes seções ou exposições e forneça informações sobre os acontecimentos atuais no prédio. Os museus geralmente são projetados com caminhos de fluxo claros para que os visitantes possam se orientar facilmente, além de fornecer muitos lugares onde eles podem passear e explorar à vontade.

Diretrizes de design

Acessibilidade

É importante que o museu seja acessível a todos e, para garantir que não seja uma reflexão tardia, o acesso deve ser levado em consideração durante todo o processo de projeto. O edifício deve ser capaz de acomodar pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Isso pode se enquadrar em três áreas diferentes:

1. Aproximação e Entrada

Os usuários devem poder se aproximar e entrar no prédio com segurança e facilidade. Se o edifício for um edifício histórico existente com restrições de acesso, pode valer a pena considerar uma alteração no ponto de entrada principal para permitir que todos tenham acesso ao edifício em um local mais conveniente.

2. Circulação

Todos os visitantes devem poder circular pelo edifício utilizando os mesmos percursos, com ou sem deficiência. Idealmente, os elevadores devem estar próximos ao acesso da escada principal para permitir que todos experimentem o mesmo fluxo pelos espaços. Instalações para deficientes devem estar disponíveis em todos os andares para permitir fácil acesso.

3. Pessoal

Todas as outras áreas não abertas ao público devem ser de fácil acesso para um usuário de cadeira de rodas, com instalações adequadas no nível do escritório. 

Todos os requisitos de acesso serão anotados nos regulamentos locais de construção; é importante seguir essas diretrizes. No entanto, eu sempre procuraria ir além dos requisitos mínimos para garantir que o acesso e o uso do museu sejam apreciados por todos igualmente, tanto quanto possível. 

Circulação

Como os visitantes fluem e circulam pelo museu é uma parte fundamental da experiência do usuário. É fácil navegar? O percurso conta uma história? Perguntas como essa ajudarão a estabelecer como os visitantes experimentarão o edifício e progredirão nas exposições.

A sinalização e orientação é parte importante do plano de circulação de um museu, ajudando a orientar o visitante no percurso sugerido pelas exposições garantindo que ele tenha a melhor experiência do museu. Considere os visitantes estrangeiros e como essas informações podem ser comunicadas a eles.

A entrada do museu deve fornecer uma indicação clara do layout do edifício, circulação proposta e instalações disponíveis para o visitante. Isso garantirá que o visitante possa acessar as coleções e os outros serviços do museu disponíveis.

A circulação pelo museu pode assumir uma forma linear, onde há um início, meio ou fim claros. A circulação também pode ser um loop, onde o visitante é conduzido pelas coleções e termina no início. Outras opções incluem núcleo e satélites, onde há áreas mais centrais com pequenas salas de exibição ramificadas a partir delas. Em alguns casos, haverá uma combinação de todos os itens acima.

Escadas, escadas rolantes e elevadores precisarão ser projetados de acordo com os regulamentos locais de construção. A circulação pelos espaços será uma das partes mais importantes do planejamento e layout do museu e não deve ser subestimada. 

Exibição e comunicação

A forma como as exposições são exibidas e comunicadas desempenhará um papel importante na experiência dos visitantes. Como a equipe comunicará as coleções aos visitantes? O que os visitantes querem ver? Há uma variedade de meios que podem facilitar a comunicação das coleções aos visitantes e estes incluem:

  • Exibição gráfica
  • Vídeo e som
  • Teatro
  • Vídeo
  • Objetos estáticos
  • Objetos táteis
  • Computador interativo
  • Animatronics
  • Reconstrução
  • Ambientes de trabalho e muito mais

Seja criativo e pense fora da caixa ao planejar como os visitantes experimentarão as exposições. Pense em cores, histórias e como tudo pode se conectar. Dependendo das exposições, é importante que haja bastante espaço entre e ao redor das exposições para que os visitantes possam experimentá-las claramente sem serem lotados por outros visitantes.

Elementos interativos permitirão que os visitantes explorem e aprendam mais sobre o assunto, enquanto o som pode criar um clima ou atmosfera. A iluminação também é importante para permitir que os espectadores vejam as exposições com clareza, mas também pode criar uma atmosfera. Certifique-se de que sua sinalização seja clara e bem escrita para que os visitantes possam entender facilmente o que estão visualizando.

Observação: orientações sobre exibição e dados antropométricos sobre exibição de exibições e assim por diante podem ser encontradas em livros como Metric Handbook – Planning and Design Data ou Neufert Architects Data.

Armazenar

Os espaços de armazenamento dependerão da natureza das coleções e do trabalho realizado no museu, além da exibição das coleções aos visitantes. Eles podem exigir o acesso de funcionários para avaliar as coleções, ou podem ser áreas de detenção temporária enquanto as coleções são trocadas. Geralmente as áreas de armazenamento não estarão abertas ao público e serão utilizadas exclusivamente pelo pessoal do museu.

Os requisitos de armazenamento serão específicos para cada museu e é importante entender os requisitos para garantir que haja espaço suficiente. 

Instalações Públicas e Banheiros

As instalações e banheiros públicos devem ser fáceis de localizar em todo o edifício. Os visitantes do museu costumam passar muito tempo no prédio e precisarão de momentos para descansar. 

As zonas de assentos e descanso devem estar disponíveis para uso dos visitantes, juntamente com os requisitos sanitários usuais. Os cafés geralmente estão localizados na entrada de um museu para permitir que os visitantes tenham acesso a bebidas no início ou no final de sua visita.

Iluminação

O projeto de iluminação em um museu ou prédio que abriga objetos sensíveis é um processo complicado. Considerações devem ser tomadas em primeiro lugar sobre os efeitos da iluminação natural e artificial nas exposições. A luz solar direta não deve incidir sobre um item de coleção e existem documentos de orientação detalhados relacionados à radiação UV e dosagem de luz que vão além do escopo deste artigo.

A iluminação também pode criar um clima e uma experiência para o visitante enquanto ele passa pelas coleções. É importante que os visitantes não sejam submetidos a mudanças extremas de brilho, pois isso pode ser desconfortável. No entanto, as mudanças na iluminação são uma maneira importante de criar interesse, por exemplo, podem criar realces e sombras ao redor das coleções. Iluminação colorida e diferentes tipos de luminárias também podem ser usadas para esse fim.

Um especialista em iluminação geralmente seria consultado para um projeto de museu. 

Clima, Meio Ambiente e Temperatura

As coleções de museus são muitas vezes sensíveis a quaisquer flutuações de temperatura, umidade e poluição do ar. Portanto, é importante que as condições climáticas sejam projetadas com cuidado e permaneçam constantes em todas as áreas que abrigam as exposições, incluindo quaisquer instalações de armazenamento.

Existem guias disponíveis que demonstram umidade relativa e temperaturas adequadas para museus e galerias. É provável que um especialista seja consultado para auxiliar no projeto ambiental do museu, para garantir a conservação das exposições. 

Segurança

A segurança é uma consideração importante para qualquer projeto de museu. A segurança da equipe do museu, visitantes e coleções são de extrema importância, com muitos fatores a serem considerados.

A redução dos pontos de entrada no museu permite que as áreas de acesso sejam monitoradas de perto. Normalmente, uma única entrada para o público será suficiente, com acesso adicional para funcionários e entregas. As entradas e saídas são a parte mais vulnerável da edificação em termos de segurança e precisam de atenção especial no projeto. Os visitantes podem ser enviados através de um posto de segurança antes de entrar no museu.

Os museus costumam ser zoneados por motivos de segurança, com acesso diurno habilitado para todos os visitantes, mas a segurança noturna aumentou. Os funcionários podem usar uniformes para que possam ser facilmente identificados e treinados sobre como lidar com emergências e protocolos que devem ser seguidos. 

Todas as coleções e exposições devem ser adequadamente protegidas contra roubo, vandalismo e danos acidentais. Isso pode incluir o uso de armários de vidro para abrigar as exposições ou empregar pessoal de segurança para patrulhar os espaços e monitorar peças particularmente importantes ou caras. Deve haver espaço para equipamentos e saída segura do edifício em caso de emergência.

 

Conclusão

Os museus são frequentemente edifícios emblemáticos que podem atrair a atenção e os visitantes internacionais. Às vezes, eles podem estar no centro de projetos de regeneração urbana que recebem amplo financiamento para criar um novo símbolo cívico da comunidade local.

Há uma oportunidade para um design excelente em todas as áreas de um museu, proporcionando um projeto emocionante para qualquer designer. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.