5 min de leitura
16 Jan
16Jan

O escritório de design Mizzi Studio completou os interiores do Family Kitchen, um restaurante infantil em Kew Gardens que combina a estética do filme Charlie e a Fábrica de Chocolate com um "laboratório de ciências botânicas".

Localizado na área familiar do Royal Botanic Gardens em Kew, no sudoeste de Londres, o restaurante apresenta designs extravagantes, como um assento em forma de maçã, esculturas gigantes de fungos em madeira e uma árvore etíope Enset de cor magenta.

Mizzi Studio projetou os interiores de um restaurante familiar em Kew Gardens

O fantástico restaurante tem uma paleta de cores de rosa brilhante, marrom cogumelo e verdes folhosos, deliberadamente escolhidos para evocar as plantas e os alimentos encontrados na natureza. Seu interior é "um mundo mágico", disse Jonathan Mizzi, diretor do Mizzi Studio.

“Nós projetamos um mundo mágico de jardins, florestas e bosques, onde os seres humanos parecem ter sido reduzidos ao tamanho de pequenas criaturas que vivem com a natureza, no que pode ser descrito como Charlie e a Fábrica de Chocolates encontra laboratório de ciências botânicas”, disse ele. 

O estúdio se baseou em elementos encontrados na natureza para o design.

O escritório de arquitetura HOK foi responsável pelo edifício que abriga a Family Kitchen e deu atenção especial para incorporá-lo perfeitamente ao seu entorno em Kew Gardens, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para isso, a empresa utilizou madeira exposta tanto por dentro quanto por fora. De acordo com Stuart Ward, arquiteto da HOK, esse material sustentável cria uma conexão com o mundo natural fora do restaurante.

O restaurante tem características extravagantes, como esculturas de cogumelos

“Como uma extensão dos Jardins, o restaurante abriga instalações interativas e educacionais que promovem a pesquisa e o trabalho do Royal Botanic Gardens”, disse Ward a Dezeen.

“A estrutura de madeira proporciona uma ligação tátil com um material natural abundante nos jardins circundantes, permitindo às crianças identificar a ligação de forma simples e óbvia”, explicou. 

Os arquitetos também se basearam nos projetos de estufas próximas, optando por um espaço transparente na frente da casa com uma fachada totalmente envidraçada voltada para o leste.

Isso oferece aos clientes vistas panorâmicas sobre o Jardim Infantil adjacente, fora do restaurante.

“A praticidade e a beleza das estufas foram emprestadas pela equipe de design para incentivar a entrada de luz natural no restaurante, maximizando a conexão visual com os jardins”, disse Ward. 

Cada zona tem um esquema de cores designado

No interior, continua a ligação ao Jardim das Crianças. Aqui, o design de interiores incentiva as crianças a se envolverem no mundo natural e aprenderem mais sobre a origem dos alimentos, assim como fariam ao ar livre.

Por exemplo, a cozinha em plano aberto e a estação de cobertura de pizza para crianças, onde as crianças podem selecionar seus próprios ingredientes, visa educar os jovens clientes sobre o processo de fabricação de alimentos. Eles podem até espiar através de periscópios vermelhos ao redor do forno e ver uma variedade de vegetais colhidos dentro.

Mizzi dividiu o restaurante em quatro zonas codificadas por cores, cada uma correspondendo a uma estação, um elemento natural ou um campo de pesquisa científica realizado por Kew Gardens.

Em cada zona, sinalização e exposições codificadas por cores dão às famílias uma visão das plantas, produtos, técnicas agrícolas e preparação de refeições.  

“A Kew Family Kitchen é um lugar onde toda a família pode aprender sobre nosso ecossistema – como o sol funciona, como as plantas funcionam e como os alimentos são cultivados”, disse Mizzi.

“Distinguida por cores brilhantes e instalações mágicas, cada zona procura educar as crianças e inspirá-las a investigar o mundo natural, produtos orgânicos e preparação de alimentos saudáveis”, continuou ele. 

A seção da primavera é caracterizada por uma zona gramada verde com um acabamento de parede multicolorido que se parece com terra batida. As áreas de estar são envoltas por plantas gigantes que brotam e exibições interativas que mostram o ciclo de crescimento das plantas.

Na seção outonal, Mizzi colaborou com o artista Tom Hare , que criou esculturas de fungos em grande escala em salgueiro tecido à mão. 

Outra seção foi projetada para parecer um jardim, com uma árvore de grandes dimensões, folhagem brilhante e assentos coloridos inspirados em tons vibrantes de frutas de verão completando o visual.

Uma seção final tem uma estação de saneamento que ajuda as crianças a descobrir a importância da higiene, enquanto também aprendem sobre as propriedades antibacterianas de plantas como lavanda e alecrim.

Outros projetos do Mizzi Studio incluem um quiosque de café de latão ao lado do Palácio de Buckingham e um café de arraia ao lado do Serpentine no Hyde Park .

A fotografia é de James McDonald

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.