1 min de leitura
30 Jan
30Jan

Sunflower House é uma residência unifamiliar com clima positivo, encomendada pela Bloomberg para demonstrar uma possibilidade arquitetônica para a nova Bauhaus europeia.

A forma segue a função - A Bauhaus ajudou a moldar a transição social e econômica para uma sociedade industrial e para o século XX. Cem anos depois, enfrentamos novos desafios globais: mudança climática, poluição, digitalização e uma explosão demográfica prevista para aumentar a população mundial para até 10 bilhões de pessoas em meados do século. Edifícios e infraestrutura são responsáveis por pelo menos 40% de todas as emissões de gases de efeito estufa. É chegada a hora de repensar a Nova Bauhaus Europeia, a vida moderna em harmonia com a natureza.

Form Follows Nature - a Sunflower House está localizada em Le Marche, Itália, conhecida por suas terras agrícolas onduladas e campos amarelos de girassóis. É uma cultura de crescimento rápido que prospera ao sol, o nome italiano girasole, que significa literalmente “vire-se para o sol”.

A inspiração do nosso design é o girassol, pois nos esforçamos para aproveitar a força do sol. Seu telhado e cada andar giram em sensores para exposição máxima ao sol ou para desempenho ideal e conforto do usuário para maximizar ou minimizar o ganho de calor, especialmente nas condições extremas de calor recentemente experimentadas no clima mediterrâneo. Maximizar a exposição ao sol durante todo o dia resulta em obter a maior geração possível de energia solar no local, resultando em um aumento estimado de 40% na produção de energia.

A casa é naturalmente climatizada com o uso de tubos de terra; uma técnica inventada pelos romanos. O sol aquece a chaminé fazendo com que o ar de dentro suba, puxando o ar através do tubo de refrigeração. O tubo resfria o ar aspirado de fora até a temperatura da terra na profundidade em que está enterrado.