3 min de leitura
17 Apr
17Apr

O projeto do novo edifício de escritórios da Bayker-Iperceramica nasceu para ser um envelope simples e funcional, caracterizado por uma imagem fortemente contemporânea. A nova sede será desenvolvida em dois níveis acima do solo por um total de aproximadamente 1.700 metros quadrados.

As estruturas portantes foram concebidas em elementos pré-fabricados de madeira exposta (pilares de madeira laminada, divisórias portantes e pisos X-Lam), garantindo assim a utilização das mais recentes tecnologias construtivas em termos de materiais, sustentabilidade e sistemas de pré-fabricação.

O projeto deu grande atenção ao conforto dos ambientes interiores, ao consequente bem-estar do pessoal e à permeabilidade da luz natural; neste sentido, o novo edifício prevê um enchimento externo totalmente envidraçado, garantindo assim grande transparência para o exterior e voltado para um pátio interno enriquecido com essências arbóreas e arbustivas. 

Para realçar melhor os elementos de madeira, as partes subjacentes dos pisos do rés do chão e primeiro andar são caracterizadas por uma sucessão de ripas de aproximadamente 12 x 12 cm para criar uma digitalização repetida para embelezar os ambientes dos escritórios. 

As separações internas entre os vários escritórios são fornecidas em elementos envidraçados serigrafados para permitir a privacidade, a permeabilidade visual e a passagem da luz natural das cortinas de vidro ao mesmo tempo. 

Devido a essa disposição, não apenas os escritórios e ambientes de trabalho, mas também os corredores e espaços de distribuição, não necessitarão de iluminação artificial durante o dia, resultando em significativa economia de energia. 

Para proteger a radiação nas cortinas de vidro, o projeto envolve a construção de um elemento de forte impacto estético: uma grande vela de cobertura na borda externa das fachadas, que é capaz de reduzir a entrada de luz direta e ao mesmo tempo difuso de luz natural uniforme no interior dos escritórios.

Esta grande cobertura é caracterizada por diferentes saliências relacionadas com a orientação e a análise solar, para gerir a entrada adequada da radiação de acordo com a exposição solar e as necessidades das frentes individuais. 

Localização do projeto: Modena, Itália