2 min de leitura
06 Dec
06Dec

Taipei Performing Arts Center pela OMA capturado antes da inauguração

O exterior futurista do tão aguardado Taipei Performing Arts Center , projetado pela OMA , foi fotografado em Taiwan antes de sua inauguração oficial em 2022.

As fotos reveladas pelo OMA  mostram o marco cultural de 59 mil metros quadrados, que abriga três auditórios salientes, sem o andaime.

O Taipei Performing Arts Center foi fotografado antes de sua inauguração em 2022

Taipei Performing Arts Center foi projetado pela OMA em colaboração com o estúdio de arquitetura local Kris Yao | Artech e a empresa de engenharia Arup em um local adjacente ao Mercado Noturno de Shilin - um dos mercados noturnos mais populares de Taipei.Está programado para abrir ao público no verão de 2022. 


O Globe Playhouse é o ponto focal do edifício

O complexo é composto por três auditórios que se projetam de um cubo de vidro, que se eleva acima do solo para formar uma praça pública.


Foi encomendado pelo governo da cidade de Taipei para apoiar grupos de artes cênicas no país.
Um dos pontos focais do centro é o Globe Playhouse, um teatro esférico com 800 lugares que se destina a se assemelhar a um planeta.
Seus outros auditórios são o Grand Theatre, um local para 1.500 lugares, e o Blue Box, um teatro multiforme com 800 lugares para apresentações experimentais. 

Os cinemas Grand Theatre e Blue Box podem ser combinados

O Grand Theatre e a Blue Box também podem ser fundidos para formar um espaço gigante de 2.300 lugares, que é chamado de Super Theatre.

Todas as áreas dos bastidores do Taipei Performing Arts Center estão alojadas dentro do cubo central, que OMA cercou com um espaço circulatório denominado loop público.

O circuito público é uma via de acesso para o público em geral e para os detentores de ingressos que oferece vistas da infraestrutura do teatro e dos espaços de produção, que geralmente ficam ocultos aos visitantes.

"Com três teatros conectados a um cubo central e um circuito público, o Taipei Performing Arts Center cria novos trabalhos internos de espaços de atuação, inspirando possibilidades teatrais inimagináveis", disse David Gianotten, sócio-gerente da OMA.


O cubo central tem uma fachada de vidro ondulado

"Este é um novo tipo de teatro para artistas, públicos e o público explorarem a vida criativa de novas maneiras", continuou Gianotten.

"O Taipei Performing Arts Center, formado com um forte núcleo técnico e os teatros mais emocionais acoplados a ele em dependência mútua, ao mesmo tempo incorpora uma nova organização para o teatro e funciona como um ícone novo e inteligente que encapsula a criatividade da cidade", acrescentou o estúdio. sócio fundador Rem Koolhaas.

A OMA venceu um concurso para projetar o Taipei Performing Arts Center em fevereiro de 2009. A construção começou em 2012 e o edifício atingiu o topo em agosto de 2014 . A inauguração em 2022 será nove anos mais tarde do que o planejado.

O anúncio da abertura do centro segue a extensão da OMA para um templo judeu no Wilshire Boulevard de Los Angeles , bem como suas propostas para o primeiro posto avançado norte-americano para o Centro Pompidou e um arranha-céu supertal para Billionaire's Row em Nova York.

A fotografia é de Chris Stowers , cortesia da OMA. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.